quinta-feira, 9 de agosto de 2012


FACULDADE PAN AMERICANA – FPA

Mantedor: Instituto Missionário de Educação Superior – IMES

Credenciada pela Portaria MEC 3.624 de 08/11/2004 e publicada no D.O.U 09/11/2004

Av. João Paulo II, 801 – Fátima – Capanema – PA – 68.700-000

C.N.P.J: 04.652.902/0001-63

CURSO: Licenciatura Plena em Pedagogia ANO: 2012 MÓDULO:


DISCIPLINA: Tecnologia e Recursos Pedagógicos CARGA HORÁRIA: 80 h

PERÍODO: 30/06, 01, 07,08, 28 e29/07, 03 á 04/08/2012 TURMA: 018

PROFESSOR (A): Esp. Jocsan Pires Silva Email: jocsansilva@yahoo.com.br Fone: 8164-1735




PLANO DE AULA

EMENTA: Evolução conceitual de educação e das referências teóricas e tecnológicas para a aprendizagem na infância. Tecnologias e orientações didáticas para o desenvolvimento das habilidades e competências intelectuais e sociais, a informática no processo de ensino-aprendizado. Aprendizagem em grupo. Cultura de colaboração para o conhecimento. Utilização de softwares específicos da área educacional do Ensino.

OBJETIVOS:

Geral: compreender como se constitui a prática pedagógica utilizando as tecnologias como recurso pedagógico na construção de conhecimentos significativos. Pretendemos também desvelar a relevância da utilização das tecnologias na educação buscando a reflexão acerca de referenciais teóricos sobre o tema em foco na sociedade atual.

Específicos:

*Desenvolver a capacidade e habilidade dos educandos com relação à evolução da educação seus conceitos e referencias para o processo ensino aprendizagem;

* Promover a familiarização dos alunos quanto à utilização de um novo ambiente para dispor o conteúdo programático de suas aulas;

*Proporcionar a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, apontando desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica.



METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas com uso de slides, vídeos e textos para suporte teórico, atividades de aprendizagem como: Criação de blogs educativos na sala de informática individual ou em dupla; Produção de um curta- metragem sobre uma temática referente educação, prova objetiva micro- aulas sobre o uso das TICs na sala de aula e júri simulado.

RECURSOS AUXILIARES



( x ) Computador

( x) Data show

( x ) Slide

( x ) Quadro branco

( x ) Internet

( x ) Sala de informática

( x) Vídeos

( ) Álbum seriado

( x ) Atividades prática



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I- A evolução Histórica da educação;

II- O professor e as novas Tecnologias;

III- As novas tecnologias na Prática pedagógica sob a perspectiva construcionista;

IV- Tecnologia educacional e recursos pedagógicos;

V- As tecnologias no cotidiano das escolas;

VI- Questões para Telecomunicações;

VII- As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores;

VIII- A informática e a Formação de Professores (livro para o júri simulado).

SISTEMA DE AVALIAÇÃO



A avaliação será de forma contínua levando em consideração o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos nas atividades propostas como seminários, discussão em sala, produção de vídeos e outros, tanto em sala de aula como extraclasse.

Também se pautará nos seguintes critérios:

a) Criação de blogs educativos na sala de informática individual ou em dupla;

b) Produção de um curta- metragem sobre uma temática referente à educação em grupo de seis.

c) Prova objetiva (3,0 pontos), individual, no dia 29/07, com possibilidade de substitutiva no dia 04/08, para os faltosos com justificativa.

d) micro- aulas sobre o uso das TICs na sala de aula (5,0 ponto), em grupos formados por até três alunos, com duração máxima de 40 minutos cada uma dia 28/07 (2ª avaliação)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

●ALMEIDA, M. Elizabeth de. Informática e Formação de professores. Proinfo. MEC. Seed. 2000.

●ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1999.

● CASTELLS, M. A sociedade em Rede. S.P. Paz e Terra, 1999.

● DEMO, P. Questões para Teleducação. Petrópolis: Vozes, 1998.

● GIANOLLA, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. 3ª ed. São Paulo, Cortez, 2006.

● LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. S. P. Cortez, 1997.

●TAJRA, S. Feitosa. Informática na Educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8ª ed. São Paulo: Erica, 2008.

● SFEZ, L. Crítica da comunicação. S.P. Loyola, 1994.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (Disponível em outras bibliotecas)

CARVALHO. Rosiani. As Tecnologias no cotidiano da escola: Possibilidades de articular o trabalho Pedagógico aos Recursos Tecnológicos. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1442-8.pdf. Acesso em 17/06/2012

FARIA,Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. Disponível em:

http://clickideia.com.br/site2/sites/all/themes/clickideia/doc/professor.pdf. Acesso em 15/01/2012.

● MARTINS, A. S. Fronza. Recursos Pedagógicos e a atuação docente. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1872_1130.pdf. Acesso em 15/01/2012.

● REZENDE, Flávia. As novas tecnologias na prática Pedagógica sob a perspectiva construtivista. Disponível em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/13/45. Acesso em 15/01/2012.

● VIANNA. Carlos Eduardo Souza. Evolução histórica do conceito de educação e os objetivos constitucionais da educação brasileira. Disponível em: http://www.fatea.br/seer/index.php/janus/article/viewPDFInterstitial/41/44. Acesso em 15/01/2012.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto alegre: Artes Médicas, 2000.