sábado, 31 de outubro de 2009

INCLUSÃO DIGITAL

Esta semana foi corrida e o curso teve algumas atividades que requeriam bastante esforço e dedicação dos alunos. O mais interessante é que um ajuda o outro e aprendizagem acontece é claro que eu como Tutor aprendo também, pois somos eternos aprendizes até na hora de ensinar.

INCLUSÃO DIGITAL

CURSO DE 40H INCLUSÃO DIGITAL

O Curso Inclusão Digital oferecido pelo NTE- Bragança, está sendo um sucesso, já estamos na 6ª Unidade e meus alunos estão avançando e conseguindo vencer os obstáculos. Sei que não é tão fácil trabalhar com a plataforma LINUX, mas estamos vencendo os desafios.
È muito satisfatório ver professores buscando conhecimentos na área da informática educativa.

Chekliste

Fazendo o Checklist da Escola

A Internet é presentemente o grande instrumento tecnológico que permite a interatividade em diversos campos do conhecimento. A sociedade em rede é uma sociedade digital e como tal deve estar disponibilizada a todos, independentes de suas dificuldades. É necessário, contudo, que se estabeleçam meios pelos quais as pessoas possam ter acesso às informações que lhes sejam necessárias. Entre os meios, sem dúvida, a criação de um portal específico e os modos de operá-los em sites especializados. Um portal especializado, particularmente, para pessoas com menos instruções, deve oferecer facilidades à busca e localização da informação desejada, e com isso, abrir um novo mundo de informações que irá representar valores agregados à formação do usuário.

Porém para que isto ocorra a escola tem um papel importante a de preparar o aluno para o uso adequado do computador e seus recursos, assim como a internet, pensando nisto segue um roteiro como deve ser o uso dessa ferramenta pelos estudantes:

Computador Operações Básicas

Student demonstrates the following skills: Aluno deve demonstrar as seguintes competências:

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Start up a computer and related equipment (printer, scanner, etc.) Iniciar-se um computador e equipamentos afins (impressora, scanner, etc)

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Shut down and Restart the computer; use Standby, if available; know when to use each choice Encerre e reinicie o computador, a utilização de espera, se disponível; saber quando usar cada escolha.

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Use a mouse: point, click, double-click, drag and drop; right-click and left-click; scroll Utilize um rato: ponto, clique, duplo-clique, arrastar e soltar, clique com o botão direito e esquerdo do mouse em, silicone

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Insert and eject/remove diskettes, CD-ROMs, flash drives from ports or drives Inserir e ejetar / remover disquetes, CD-ROMs, flash drives de portos ou unidades

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Initialize disks, drives and other media; name/re-name Inicializar discos, drives e outros meios de comunicação social; nome / nome re -

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Know/Determine storage capacity of floppy/hard disks, CD-ROMs, and flash drives Conheça / Determinar a capacidade de armazenamento do disquete / discos rígidos, CD-ROMs, e flash drives

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Identify and use icons and menus: click and double-click on icons; use pull-down menus; use pop-up Identificar e utilizar ícones e menus: clique e dê um duplo clique no ícone; usar os menus suspensos, a utilização de pop-up

menus; move an icon menus; mover um ícone

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Identify and use windows: select, open, and move a window; resize a window; scroll in a window; Identificar e utilizar o Windows: escolha, abrir e mover uma janela, redimensionar uma janela; rolagem em uma janela;

activate and de-activate a window ativa e desativar, ativa uma janela

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Create and name files/documents and folders Criar e nomear arquivos / pastas e documentos

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Start an application and create a new document Iniciar uma aplicação e criar um novo documento

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Open and move among more than one application at a time Abrir e mover entre mais de uma inscrição em uma hora

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Locate adaptive/assistive hardware and software for people with special needs Localize adaptativo / assistência de hardware e software para pessoas com necessidades especiais

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Use tutorials in software Utilize tutoriais em software

Common terms associated with basic computer operations: ( Definitions) Termos comuns associados com base computador operações: graphical user interface, document, application, K (kilobyte), interface gráfica do usuário, documento, pedido, K (kilobytes),

hierarchical file system, directory, operation system, system software, RAM, ROM hierárquica do sistema de arquivos, diretório, sistema operacional, software de sistema, RAM, ROM

Enter and edit text and use the following function: clipboard, cut, copy, paste, delete, and insert Introduzir e editar texto e usar a seguinte função: prancheta, cortar, copiar, colar, apagar e inserir

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Insert and delete text; select and type over text Inserir e apagar texto selecione e escreva sobre texto;

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Copy and move blocks of text Copiar e mover blocos de texto;

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Change text format and styles, margin, line spacing, tabs, etc Alterar o formato de texto e estilos, margem, espaçamento de linha, guias, etc ;

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Use the bulleting and numbering features Utilizar a numeração bulleting e características;

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Use word processing utilities: Spell checker, Thesaurus, Dictionary Utilize palavra transformação utilitários: Corretor ortográfico, Dicionários;

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Create a header or a footer Criar um cabeçalho ou um rodapé;

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Insert date, time, page number Indicar a data, hora, número de página;

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Insert and edit a table; add a variety of information to the cells; add/delete rows and columns, Inserir e editar uma tabela, adicionar uma variedade de informações para as células; acrescentar / suprimir linhas e colunas, resize credimensionar colunas.

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E-Mail

Student demonstrates the following skills: Aluno demonstra as seguintes competências:

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Obtain a free e-mail account Obter uma conta de e-mail gratuito

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Use e-mail: compose, send, retrieve, read, reply to, forward, save, print, and delete messages Uso de e-mail: compor, enviar, recuperar, ler, responder a, reencaminhar, guardar, imprimir e eliminar mensagens

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Upload a text file (ie. resume) and send as an e-mail attachment Enviar um arquivo de texto (ou seja, retomar) e enviar como um anexo de correio eletrônico

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Use the address book: add contacts to your Frequent Contacts list, find contacts in the college Use o livro de endereços: adicionar contatos à sua lista de contatos freqüentes, encontrar contactos no colégio

address book and in your contacts catálogo de endereços e em seus contatos

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Create and use group addresses Criar e utilizar endereços grupo

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Add and delete folders; move messages to appropriate folders Adicionar e apagar pastas, mover mensagens para pastas apropriadas

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Add clip art and other graphic images to the document

Pesquisa Online

Student demonstrates the following skills: Aluno demonstra as seguintes competências:

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Search for materials using keywords Pesquisa de materiais utilizando palavras-chave;

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Identify and use primary sources of information Identificar e utilizar as fontes primárias de informação;

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Use advanced search Utilize a pesquisa avançada;

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Choose the appropriate online research tool to use for the specific task Escolha o instrumento adequado para uso em linha de investigação para a tarefa específica;

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Use appropriate bibliographic format for citations of electronic resources Uso adequado formato bibliográfico de citações de recursos eletrônicos;

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Evaluate the information for accuracy, credibility, relevancy, timeliness, cultural sensitivity, and Avalie a informação de rigor, credibilidade, relevância, oportunidade, a sensibilidade cultural, e appropriateneadequação;

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Compare as fontes de diferentes pontos de vista e viés de recursos Internet;

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app

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Compare sources for different viewpoints and bias from Internet resources

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Profº Jocsan Pires

Projeto Sobre Higiene Bucal

Mídias na Educação/ 3ª ed./Módulo Básico Geral

Módulo: Gestão de Mídias / Tema: Esboço do Projeto

Tutora: Áurea Albuquerque

Aluno (a): Jocsan Pires Silva Data: 15 / 10/ 2009

Higiene bucal que funciona

Série: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Tema: Cuidar de si.

Objetivo:
Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças de 06 a 07 ano.

Material:
Espelhinhos de mão, escovas de dente, pastas sem flúor, porta-escovas e copos descartáveis.

Mídias utilizadas: TV e DVD, filme sobre escovação, Computador e internet para trabalhar historinhas online Data-show para palestra.

Duração: Todo o ano letivo

Metodologia: Dar-se-ia por etapas:


1ª etapa: palestra com um dentista para os familiares das crianças em que será discutido com o grupo os cuidados com a boca, que materiais usamos para higienizá-la e quais as principais recomendações nessa tarefa.

2ª etapa Durante o ano letivo, será reservado um momento para um encontro entre o dentista e cada turma. Para que eles façam descobertas por conta própria, distribua espelhinhos de mão, possibilitando que explorem gengiva e dentes.

3ª etapa: Será organizado a rotina da atividade levando em conta os horários, o número de turmas e o total de crianças por classe. As instalações são suficientes para todos? É preciso estabelecer rodízio de horários? Combinar com cada professor a estratégia mais adequada.

4ª etapa Hora de preparar o material e o ambiente da escovação. No banheiro, o ideal é ter uma pia adequada à altura da criança, com um espelho grande o suficiente para permitir a cerca de quatro ou cinco delas escovar os dentes ao mesmo tempo. As escovas, macias e de cabeças pequenas, devem ser trocadas a cada três meses para evitar que as cerdas tortas prejudiquem a escovação. Prefira pastas sem flúor as crianças pequenas são mais suscetíveis à fluorose, intoxicação por excesso de flúor que causa manchas brancas nos dentes e o enfraquecimento deles. Por fim, providencie porta- escovas individuais e devidamente identificadas, que mantenham as escovas secas e arejadas.

5ª etapa Durante a rotina da escovação, forme grupos de no máximo cinco integrantes para dedicar atenção individual e garantir que todos escovem de verdade. Quando um deles trocar a escova com um colega, não desinfete nem use produtos para limpar. O correto é jogar fora por causa do risco de transmissão de doenças. O enxágue também não deve ser coletivo: a bactéria que causa a cárie pode ser transmitida por objetos que entram em contato com a boca. Por isso, utilize copos descartáveis.


6ª etapa: Doações de kits contendo escovas creme dental e uma toalhinha a cada 03 meses em parceria com a Secretaria de Saúde.

Resultados:
Espera-se que ao final do ano letivo as crianças tenham o hábito de escovar e cuidar dos dentes.

Avaliação/ socialização:

Será observado se as crianças estão mais independentes e conscientes da importância da escovação. Elaborar um diário com fotos dos momentos vivenciados, possibilitando que cada uma sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu. Esse diário pode ser complementado pelos pais que participarem do projeto, relatando como é a escovação em casa.