Fazendo o Checklist da Escola
A Internet é presentemente o grande instrumento tecnológico que permite a interatividade em diversos campos do conhecimento. A sociedade em rede é uma sociedade digital e como tal deve estar disponibilizada a todos, independentes de suas dificuldades. É necessário, contudo, que se estabeleçam meios pelos quais as pessoas possam ter acesso às informações que lhes sejam necessárias. Entre os meios, sem dúvida, a criação de um portal específico e os modos de operá-los em sites especializados. Um portal especializado, particularmente, para pessoas com menos instruções, deve oferecer facilidades à busca e localização da informação desejada, e com isso, abrir um novo mundo de informações que irá representar valores agregados à formação do usuário.
Porém para que isto ocorra a escola tem um papel importante a de preparar o aluno para o uso adequado do computador e seus recursos, assim como a internet, pensando nisto segue um roteiro como deve ser o uso dessa ferramenta pelos estudantes:
Computador Operações Básicas
Aluno deve demonstrar as seguintes competências:
Iniciar-se um computador e equipamentos afins (impressora, scanner, etc)
Encerre e reinicie o computador, a utilização de espera, se disponível; saber quando usar cada escolha.
Utilize um rato: ponto, clique, duplo-clique, arrastar e soltar, clique com o botão direito e esquerdo do mouse em, silicone
Inserir e ejetar / remover disquetes, CD-ROMs, flash drives de portos ou unidades
Inicializar discos, drives e outros meios de comunicação social; nome / nome re -
Conheça / Determinar a capacidade de armazenamento do disquete / discos rígidos, CD-ROMs, e flash drives
Identificar e utilizar ícones e menus: clique e dê um duplo clique no ícone; usar os menus suspensos, a utilização de pop-up
menus; mover um ícone
Identificar e utilizar o Windows: escolha, abrir e mover uma janela, redimensionar uma janela; rolagem em uma janela;
ativa e desativar, ativa uma janela
Criar e nomear arquivos / pastas e documentos
Iniciar uma aplicação e criar um novo documento
Abrir e mover entre mais de uma inscrição em uma hora
Localize adaptativo / assistência de hardware e software para pessoas com necessidades especiais
Utilize tutoriais em software
Termos comuns associados com base computador operações:
hierárquica do sistema de arquivos, diretório, sistema operacional, software de sistema, RAM, ROM
Introduzir e editar texto e usar a seguinte função: prancheta, cortar, copiar, colar, apagar e inserir
Inserir e apagar texto selecione e escreva sobre texto;
Copiar e mover blocos de texto;
Alterar o formato de texto e estilos, margem, espaçamento de linha, guias, etc ;
Utilizar a numeração bulleting e características;
Utilize palavra transformação utilitários: Corretor ortográfico, Dicionários;
Criar um cabeçalho ou um rodapé;
Indicar a data, hora, número de página;
Inserir e editar uma tabela, adicionar uma variedade de informações para as células; acrescentar / suprimir linhas e colunas,
E-Mail
Aluno demonstra as seguintes competências:
Obter uma conta de e-mail gratuito
Uso de e-mail: compor, enviar, recuperar, ler, responder a, reencaminhar, guardar, imprimir e eliminar mensagens
Enviar um arquivo de texto (ou seja, retomar) e enviar como um anexo de correio eletrônico
Use o livro de endereços: adicionar contatos à sua lista de contatos freqüentes, encontrar contactos no colégio
catálogo de endereços e em seus contatos
Criar e utilizar endereços grupo
Adicionar e apagar pastas, mover mensagens para pastas apropriadas
Pesquisa Online
Aluno demonstra as seguintes competências:
Pesquisa de materiais utilizando palavras-chave;
Identificar e utilizar as fontes primárias de informação;
Utilize a pesquisa avançada;
Escolha o instrumento adequado para uso em linha de investigação para a tarefa específica;
Uso adequado formato bibliográfico de citações de recursos eletrônicos;
Avalie a informação de rigor, credibilidade, relevância, oportunidade, a sensibilidade cultural, e
Compare as fontes de diferentes pontos de vista e viés de recursos Internet;
Profº Jocsan Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário