terça-feira, 16 de março de 2010

TV na Escola e os desafios de Hoje

TV na Escola e os desafios de Hoje

Estamos deslumbrados com o computador e a Internet que chegam a nossas escolas e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação.


A televisão, o vídeo, ou seja, os meios de comunicação audiovisuais desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.

Porém a TV e o vídeo, só valem levá-los para a sala de aula se eles realmente estiverem a favor dos conteúdos e consequêntemente a favor da aprendizagem, isso inclui, por exemplo, não utilizá-los para simplesmente cumprir horários ou por falta de um planejamento de determinada disciplina.

Nesse sentido se faz relevante o uso dos conteúdos vinculados pela TV, o que o professor precisa é ter bastante cuidado na hora de utilizá-los, um filme, por exemplo, deve ser planejado discutido pensado e organizado para que não ultrapasse o nível de aprendizagem da turma, ou seja, deve haver antes de tudo objetivos claros e que aprendizagem será atingida com tal filme.

Assim de acordo com Manuel Moran a televisão, o vídeo, a Internet e demais tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, nos ajudam a comunicar-nos de forma mais carinhosa e confiante; se somos fechadas, contribuem para aumentar as formas de controle. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança.



Fonte: http://www.tvebrasil.com.br/


Jocsan Pires

Projeto Pedagógico

Um tipo de texto e uma dose de criatividade


O presente trabalho visa desenvolver atividades de leitura e escrita com alunos da 2ª Série do Ensino Fundamental, no decorrer do 3º bimestre do ano letivo de 2009, as atividades realizadas dar-se-á a partir do projeto “Quem sou? E o que aprendi na escola?”, possibilitando o levantamento de uma diagnose acerca do desenvolvimento da turma. O quadro educacional da turma a que se teve acesso configurou-se em uma realidade bastante peculiar ao que se discute no cenário educacional brasileiro, ou seja, com crianças apresentando varias disparidades de aquisição de conhecimento lecto-escrito (crianças que conseguem produzir frases sozinhas; outras que fazem com ajuda; e outras que não conseguem nem ao menos reconhecer as silabas, seja no contexto de uma frase, ou com palavras isoladas), que, portanto, não se limitam necessariamente a diversidade de aprendizagens que possuímos como seres qualitativamente diferentes, mas, sobretudo, lança luz à outra problemática que se faz no manuseio das informações sistematizadas junto a esses sujeitos crianças, ou seja, como é trabalhado, transformado e (re) inovado o conhecimento.

Dentre os fatores apontados para essa problemática, encontram-se questões como: adaptação do aluno ao ambiente; dificuldade docente em lidar com esse publico; carência de acompanhamento familiar das tarefas escolares; o condicionamento das crianças em estudar por disciplinas, dificultando a elas o reconhecimento da integração do conhecimento em sua realidade; dificuldade de leitura e interpretação.

Quanto ao meu posicionamento docente, este ficou condicionado aos anseios das crianças e, negativamente, ao habito já criado nestas de trabalhar isoladamente o conhecimento. Na tentativa de desmitificar essa forma de perceber a construção dos saberes surge a idéia em empreender ações estratégicas voltadas á melhoria daquilo que se faz necessário no cotidiano do cidadão contemporâneo, que é a qualidade do ensino ofertado a esses alunos como forma de garantir o bom desempenho dos mesmos nas series posteriores, levando em consideração o que já se produziu, está sendo produzido e que se pode produzir a partir do mundo da leitura.

O presente projeto visa abranger 23 crianças de 7 e 8 anos de idade que fazem parte do Ensino Fundamental da E. M. E. F. Maria José dos Santos Martins. A proposta está em caminhar numa estrada de conhecimentos em que a comunidade escolar seja peça fundamental neste caminho de descobertas com o auxilio de uma ferramenta importante que é o computador e seus programas. Para isso, contamos com o auxilio das duas professoras do laboratório de informática, onde a proposta será trabalhada de forma diversificada com a utilização de busca em sites, pesquisas em blogs, jogos online, além da ação do docente em atuação da série enunciada, a qual necessita ter esse espaço educativo – o laboratório de informática – para desenvolver melhor suas atividades educacionais na modalidade de educação fundamental, 2ª série/8.



OBJETIVOS

GERAL : Focalizar práticas de leitura e escritas necessárias para a formação do educando leitor escritor, de acordo com a temática proposta para o 3º bimestre, contribuindo assim com a ampliação/exploração/compreensão em relação ao letramento e a sua pratica de leitura e escrita na sociedade atual.

ESPECIFICOS:

• Explorara individualmente o texto;

• Propor atividades para as crianças a cerca da utilização de recursos didáticos alternativos e tecnológicos como fonte de descobertas e ampliação de conhecimento;

• Valorizar a leitura como fonte de entretenimento, de informação, viabilizando as habilidades de leitura oral, visual, virtual e silenciosa.



METODOLOGIA

Para execução dessa ação serão previstos recursos materiais destinados a oferecer as crianças oportunidades variadas de estudar, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças, destacando o mental e o social.

Construir conhecimentos através de matérias lúdicos e alternativos da sala de aula e laboratório de informática o que facilitará o desenvolvimento de habilidades a cerca do mundo das letras, destacando as quantidades e a oralidade.

O projeto iniciará em sala de aula e se estendera ao laboratório de informática, onde utilizaremos o Microsoft Word para digitar a produção de sala de aula, como também o acesso a internet, para leitura de texto hipertextos e imagens, que possam gerar novas produções.



AVALIAÇÃO

Será realizada de acordo com superação de cada etapa objetiva especificamente, ressaltando todas as peculiaridades já trazidas pelas crianças e pequenos trabalhos em sala.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

REVISTA NOVA ESCOLA, O que e como Ensinar, Ed. Abril- Junho/Julho de 2008 nº 213.