terça-feira, 16 de março de 2010

TV na Escola e os desafios de Hoje

TV na Escola e os desafios de Hoje

Estamos deslumbrados com o computador e a Internet que chegam a nossas escolas e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação.


A televisão, o vídeo, ou seja, os meios de comunicação audiovisuais desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.

Porém a TV e o vídeo, só valem levá-los para a sala de aula se eles realmente estiverem a favor dos conteúdos e consequêntemente a favor da aprendizagem, isso inclui, por exemplo, não utilizá-los para simplesmente cumprir horários ou por falta de um planejamento de determinada disciplina.

Nesse sentido se faz relevante o uso dos conteúdos vinculados pela TV, o que o professor precisa é ter bastante cuidado na hora de utilizá-los, um filme, por exemplo, deve ser planejado discutido pensado e organizado para que não ultrapasse o nível de aprendizagem da turma, ou seja, deve haver antes de tudo objetivos claros e que aprendizagem será atingida com tal filme.

Assim de acordo com Manuel Moran a televisão, o vídeo, a Internet e demais tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, nos ajudam a comunicar-nos de forma mais carinhosa e confiante; se somos fechadas, contribuem para aumentar as formas de controle. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança.



Fonte: http://www.tvebrasil.com.br/


Jocsan Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário