TV na Escola e os desafios de Hoje
A televisão, o vídeo, ou seja, os meios de comunicação audiovisuais desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.
Porém a TV e o vídeo, só valem levá-los para a sala de aula se eles realmente estiverem a favor dos conteúdos e consequêntemente a favor da aprendizagem, isso inclui, por exemplo, não utilizá-los para simplesmente cumprir horários ou por falta de um planejamento de determinada disciplina.
Nesse sentido se faz relevante o uso dos conteúdos vinculados pela TV, o que o professor precisa é ter bastante cuidado na hora de utilizá-los, um filme, por exemplo, deve ser planejado discutido pensado e organizado para que não ultrapasse o nível de aprendizagem da turma, ou seja, deve haver antes de tudo objetivos claros e que aprendizagem será atingida com tal filme.
Assim de acordo com Manuel Moran a televisão, o vídeo, a Internet e demais tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, nos ajudam a comunicar-nos de forma mais carinhosa e confiante; se somos fechadas, contribuem para aumentar as formas de controle. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança.
Fonte: http://www.tvebrasil.com.br/
Jocsan Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário