sábado, 31 de outubro de 2009

Projeto Sobre Higiene Bucal

Mídias na Educação/ 3ª ed./Módulo Básico Geral

Módulo: Gestão de Mídias / Tema: Esboço do Projeto

Tutora: Áurea Albuquerque

Aluno (a): Jocsan Pires Silva Data: 15 / 10/ 2009

Higiene bucal que funciona

Série: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Tema: Cuidar de si.

Objetivo:
Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças de 06 a 07 ano.

Material:
Espelhinhos de mão, escovas de dente, pastas sem flúor, porta-escovas e copos descartáveis.

Mídias utilizadas: TV e DVD, filme sobre escovação, Computador e internet para trabalhar historinhas online Data-show para palestra.

Duração: Todo o ano letivo

Metodologia: Dar-se-ia por etapas:


1ª etapa: palestra com um dentista para os familiares das crianças em que será discutido com o grupo os cuidados com a boca, que materiais usamos para higienizá-la e quais as principais recomendações nessa tarefa.

2ª etapa Durante o ano letivo, será reservado um momento para um encontro entre o dentista e cada turma. Para que eles façam descobertas por conta própria, distribua espelhinhos de mão, possibilitando que explorem gengiva e dentes.

3ª etapa: Será organizado a rotina da atividade levando em conta os horários, o número de turmas e o total de crianças por classe. As instalações são suficientes para todos? É preciso estabelecer rodízio de horários? Combinar com cada professor a estratégia mais adequada.

4ª etapa Hora de preparar o material e o ambiente da escovação. No banheiro, o ideal é ter uma pia adequada à altura da criança, com um espelho grande o suficiente para permitir a cerca de quatro ou cinco delas escovar os dentes ao mesmo tempo. As escovas, macias e de cabeças pequenas, devem ser trocadas a cada três meses para evitar que as cerdas tortas prejudiquem a escovação. Prefira pastas sem flúor as crianças pequenas são mais suscetíveis à fluorose, intoxicação por excesso de flúor que causa manchas brancas nos dentes e o enfraquecimento deles. Por fim, providencie porta- escovas individuais e devidamente identificadas, que mantenham as escovas secas e arejadas.

5ª etapa Durante a rotina da escovação, forme grupos de no máximo cinco integrantes para dedicar atenção individual e garantir que todos escovem de verdade. Quando um deles trocar a escova com um colega, não desinfete nem use produtos para limpar. O correto é jogar fora por causa do risco de transmissão de doenças. O enxágue também não deve ser coletivo: a bactéria que causa a cárie pode ser transmitida por objetos que entram em contato com a boca. Por isso, utilize copos descartáveis.


6ª etapa: Doações de kits contendo escovas creme dental e uma toalhinha a cada 03 meses em parceria com a Secretaria de Saúde.

Resultados:
Espera-se que ao final do ano letivo as crianças tenham o hábito de escovar e cuidar dos dentes.

Avaliação/ socialização:

Será observado se as crianças estão mais independentes e conscientes da importância da escovação. Elaborar um diário com fotos dos momentos vivenciados, possibilitando que cada uma sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu. Esse diário pode ser complementado pelos pais que participarem do projeto, relatando como é a escovação em casa.

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